terça-feira, 22 de outubro de 2013

Contra Capa

                                                             Contra capa

“Verdadeiro Método de Estudar” de Luis António Verney, onde podemos encontrar e retirar os ensinamentos que interessam à arte literária, contidos nestas cartas.

Nesta obra, o autor transpõe de forma sucinta, o que pensa sobre a Retórica o seu estudo e a poética, através da crítica que dirigiu à criação barroca, que se resumia na procura de manifestação a particularidade, onde esta era dispensável mas como “perspectiva da razão” como habilidade de nos expressarmos de forma convicta e ordenadamente. Revisa exemplos académicos de forma eloquente, mas sobretudo da exaltação sagrada portuguesa em especial do Padre António Vieira, para acusar o pensamento levemente alegórico e analógico, as delicadezas sofistas na explicação dos acontecimentos bíblicos isolados no texto, o excesso de representações figurativas.

O surgimento do verdadeiro método de estudo do autor em 1746, indicava um pensamento neoclássico dominante, cujos parâmetros foram reconhecidos dez anos mais tarde pela Arcádia Lusitana como: clareza discursiva, modernidade do léxico, “método, critério”, decoro e utilidade. Utiliza por isso, a forma epistolar de carácter doutrinário, para ensinar através das cartas V e VII ensinar o “verdadeiro uso da retórica”. A retórica nasceu na Grécia e espalhou-se pela Europa querendo os gregos expandir aos povos  várias coisas: a observação da persuasão de como eles reagiam, e moviam as paixões e a coragem.

O conteúdo das informações essenciais que servem de base para o raciocínio principal de Luís António Varney, é referente à orientação das escolas portuguesas, que contribuí para as estruturas futuras do país.

 

Luis Varney, autor do “Verdadeiro Método de Estudar”, o mais conhecido e ativo estrangeirado português, colheu com a sua partida para Roma, os pensamentos de renovação que iluminavam a Europa.

Nas cartas V e VI incluídas na obra do Verdadeiro Método de Estudar, o autor denuncia os muitos problemas  que verifica no ensino e na prática da retórica em Portugal.

Na opinião do autor, a razão é o que comanda e orienta o ensino em Portugal, e é com base nesta razão, que as novas soluções de transformação são expostas.

As suas críticas atingiram uma grande polémica em Portugal. Como afirma Eduardo Teixeira de Carvalho Fillho, Verney representou “uma voz dissonante dentro da cultura letrada portuguesa do século XVIII. No entanto, à parte dessa resistência, as ideias renovadoras deste autor foram bem recebidas por muitos portugueses.”

Fernandina Rosiello

 

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