Aula 1 (17/2) - Apresentação
1. Novos e velhos alunos
2. Exercício básico de revisão - uma crónica de Vasco Pulido Valente
2.1. Problemas encontrados
22. Opções do autor
3. Elogio dos mestrados
3.1. O que é um poeta? Alguém que diz que é poeta. (E, desde que não me peça dinheiro, eu acredito)
3.2. A literatura serve para nos lembrar que também nós não servimos para nada - é a face mais prestigiada da edição, mas não a maior nem a mais bem sucedida.
3.3. Cozinha, dietas, mercado editorial e Jacques Chirac. Nem de propósito, hoje no i.
3.4. Dois exemplos: alunos de Engenharia Informática e primeiros-ministros.
3.5. «O Sacristão», de Somerset Maugham. Ler aqui.
3.6. Treinar capacidades e maleabilidades
4. O caso autoral (levantado por uma aluna)
4.1. Num texto literário, há grande «liberdade criativa» do autor - defeitos podem virar qualidades.
4.2. Num texto não-literário, geralmente espera-se clareza, assertividade, bom domínio da língua.
5. Do editor
5.1. Altruísmo e maturidade. Um editor reconhece e promove o génio, o talento e o saber em outros - o que é ligeiramente mais humano do que querer expressar o «meu eu»
5.2. De ponta a ponta: do revisor (analogia: o «ensino primário» ou «básico») ao escritor-fantasma
5.3. A queer eye for the straight guy: «Our job is to help him achieve his goal.»
Exercício para a próxima aula (facultativo trazer feito de casa): fazer um plano, com várias entradas, de campanha para promover um livro.
[Sim, pode ser qualquer tipo de livro, mas escolham um concreto, mesmo que inventado]
Aula 2 (24/2) - Do marketing & comunicação
Plano: exercício em aula. Discussão. Orçamentos.
1. Novos e velhos alunos
2. Exercício básico de revisão - uma crónica de Vasco Pulido Valente
2.1. Problemas encontrados
22. Opções do autor
3. Elogio dos mestrados
3.1. O que é um poeta? Alguém que diz que é poeta. (E, desde que não me peça dinheiro, eu acredito)
3.2. A literatura serve para nos lembrar que também nós não servimos para nada - é a face mais prestigiada da edição, mas não a maior nem a mais bem sucedida.
3.3. Cozinha, dietas, mercado editorial e Jacques Chirac. Nem de propósito, hoje no i.
3.4. Dois exemplos: alunos de Engenharia Informática e primeiros-ministros.
3.5. «O Sacristão», de Somerset Maugham. Ler aqui.
3.6. Treinar capacidades e maleabilidades
4. O caso autoral (levantado por uma aluna)
4.1. Num texto literário, há grande «liberdade criativa» do autor - defeitos podem virar qualidades.
4.2. Num texto não-literário, geralmente espera-se clareza, assertividade, bom domínio da língua.
5. Do editor
5.1. Altruísmo e maturidade. Um editor reconhece e promove o génio, o talento e o saber em outros - o que é ligeiramente mais humano do que querer expressar o «meu eu»
5.2. De ponta a ponta: do revisor (analogia: o «ensino primário» ou «básico») ao escritor-fantasma
5.3. A queer eye for the straight guy: «Our job is to help him achieve his goal.»
Exercício para a próxima aula (facultativo trazer feito de casa): fazer um plano, com várias entradas, de campanha para promover um livro.
[Sim, pode ser qualquer tipo de livro, mas escolham um concreto, mesmo que inventado]
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Plano: exercício em aula. Discussão. Orçamentos.
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