quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Efeitos secundários e olhos de ver

Todos os dias aprendemos alguma coisa (se estivermos disponíveis) e há noticias a confirmar o que é dito em aula.
1) Foi anunciado ontem um «novo romance» de Saramago «antes do Verão» [sic}, sendo que os pormenores da transferência para a Porto ainda não estão afinados.
2) Vejam esta notícia: «Eusébio e FC Porto levam Benfica TV aos 280 mil assinantes». Ou seja, há sempre um lado bom das cousas...

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Do desleixo e de Saramago

Na última aula falámos do desleixo no processo de edição. Hoje a Caminho separou-se de Saramago. Duas questões que se fundem na página de rosto da minha edição de uma das obras mais conhecidas do nobelizado autor.


Bomba: Leya deixa Saramago

Saramago deixa de ser publicado pela sua editora histórica, a Caminho. Ler aqui

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Lista de compras e próxima aula

Ainda só vi alguns trabalhos, já «dei» uma boa nota, uma muito boa, duas normais e uma avaliação mais fraca. O objectivo, sobretudo, é cada um identificar os seus pontos fracos e solucionar de duas maneiras: A) resolvendo o problema, B) aceitando que ali não dá.
Ninguém é excelente em tudo, mas nalguma coisa temos de ser bons.
O ponto 4 tem respostas/pedidos interessantes. A complexidade e especificidade das respostas possíveis varia.
Quase toda a gente acertou na correcção da frase, maDe qualquer modo, é mais fácil quando reescrevemos a frase, coisa que não é possível com um texto. 

Usual sales were around £15 a day, but social media upped his business

Que notícia curiosa sobre o poder de marketing do FB!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

À falta de estudos, os jornais estão cheios de info útil

O Expresso online tem, por exemplo, a lista dos mais vendidos segundo a GFK. Ler aqui.
Fiável ou não, é um instrumento. 

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Os mais vendidos de 30 de dezembro a 5 de janeiro

Jornal Expresso
Vejam aqui: http://expresso.sapo.pt/os-mais-vendidos-de-30-de-dezembro-a-5-de-janeiro=f850460

“Livros: as regras do negócio”, no Le Monde Diplomatique

Na edição deste mês do Le Monde Diplomatique –  na edição portuguesa está um artigo sobre o negócio do livro em Portugal. Perceber como funciona a distribuição de livros pelas livrarias, que regras definem as margens dadas aos livreiros, como é que a Lei do Preço Fixo regula (ou se regula) o mercado, como é que os editores conseguem espaço de exposição nas livrarias ou até que ponto toda a gente joga o mesmo jogo foram alguns dos pontos de partida. 

( fonte: Blog do Cadeirão Voltaire) 


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

MEC (Público 13/1)

«(...) Nas palavras preciosas e inglesas de H.D: "See, you don't just learn about football on a Footballer's Birthplace Tour but national and cultural difference, too."
«Falta um segundo about e sobra uma vírgula mas não poderia estar mais bem-posto.»

domingo, 12 de janeiro de 2014

Links para conhecer melhor o mercado editorial português no site da Direcção -Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugues/links/Paginas/Edi%C3%A7%C3%A3o.aspx

Glossário sobre a edição

http://tipografos.net/glossario/livro.html

O mundo está salvo! (e a indústria do livro também)

Um grupo de cientistas da Stone Brook University, NY, desenvolveu um algoritmo que, com 84% de precisão, pode determinar se um livro vai ser, ou não, um sucesso comercial. A novidade chama-se «estilometria» («stylometry») e promete dar que falar — e que escrever, naturalmente.  Yejin Choi, um dos autores do estudo, publicado pela associação de linguística computacional da universidade, resume o essencial dos maravilhosos caminhos que a partir de agora a humanidade pode trilhar: «Predizer o sucesso de obras literárias coloca um enorme dilema tanto a editores como a aspirantes a escritores.» 

http://www.telegraph.co.uk/technology/news/10560533/Scientists-find-secret-to-writing-a-best-selling-novel.html

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Tintin começou a ser publicado há 85 anos

Aventureiro e curioso, Tintin completa 85 anos. A personagem de banda desenhada foi publicada pela primeira vez a 10 de janeiro de 1929 no suplemento juvenil Le Petit Vingtime. O repórter nasceu do traço do belga George Remi (Hergé).

Na altura da primeira publicação Tintin era apresentado como um jovem jornalista do Petit Vingtime que foi enviado à antiga União Soviética.

Milu é o fox terrier de pêlo branco que acompanha sempre Tintin e o salva por diversas vezes, quer seja no Médio Oriente, no Faroeste, no mar, em terra, ou no espaço.

Hector Guerrero, Reuters

O escritor português António Lobo Antunes venceu o prémio literário internacional Nonino 2014, atribuído por uma empresa secular italiana, produtora da bebida alcoólica grappa, anunciou a organização.

A produtora Nonino, que criou o prémio literário Nonino Prize em 1975, anunciou esta semana que os galardoados de 2014 são António Lobo Antunes, o filósofo francês Michel Serrres, o psiquiatra e escritor italiano Giuseppe dell`Aqua e a escritora palestiniana Suad Amiry.
Sobre António Lobo Antunes, que tem obra traduzida em Itália, pela Feltrinelli Editore, a organização do prémio sustenta que a prosa, marcada pela morte e pela loucura, "é uma canção atormentada de um rebelde desassossegado que, de uma forma polifónica, destrói a sintaxe".
Lobo Antunes tem editado em Itália romances como "A morte de Carlos Gardel", "Que farei quando tudo arde?" e "O arquipélago da insónia".
Do júri do prémio Nonino, presidido pelo autor V.S. Naipaul, fizeram parte personalidades como o investigador português António Damásio, os escritores Adonis, John Banville, Claudio Magris e o ensaísta Edgar Morin.
O galardão será entregue a 25 de janeiro na sede da destilaria Nonino, em Percoto, no norte de Itália.
A Nonino, fundada em 1897, começou por ser uma empresa familiar produtora de grappa, uma bebida alcoólica típica de Itália, semelhante ao bagaço.
Em 1975 foi criado um prémio que já distinguir autores como Jorge Amado, Javier Marias, Claude Lévi-Strauss, Amin Maalouf e a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014